Utopias e Ventos

[Foto: André L. Soares]

.

.

.

UTOPIAS E VENTOS
(André L. Soares)
.
Desde sempre é esse mistério
no escapulário, no cavalo,
no cemitério, no cardume, no cardápio,
no calcário, na oração!
.
E o que fazer diante do tempo
e da Ordem dos Templários,
na escuridão dos monastérios
ou na espada dos assírios,
sabendo que, hoje, nossos filhos
– espalhados pelo mundo -,
ainda trilham mil calvários
atrás dessa liberdade,…
sempre por vir?
.
Diante disso,…
quero explodir mil fevereiros,
riscar um novo manifesto,
sendo meu próprio Querubim
– burguês de origem operária,
razão no fio da navalha -,
reinventando a velha história
(agora me levando a sério)
e no vermelho-climatério
abrir porões, quebrar os elos,
destituindo donatários,…
por esse ‘Dezoito de Brumário’
escrito dentro de mim.
.

.

.

Leia também:

Alma de Poesia /Gritos Verticais /Natureza Poética /O Poema de Cada Dia /Poética Herética /Raiz de Cem /Sons de Sonetos

42 Respostas para “Utopias e Ventos

  1. Você realmente brinca com as palavras, uma poesia que toca,

    “sabendo que, hoje, nossos filhos
    – espalhados pelo mundo -,
    ainda trilham mil calvários
    atrás dessa liberdade,…
    sempre por vir?”

    Perfeito!
    Abraços.

  2. Saudações!
    Amigo André!
    Uma poesia que retrata o épico, e o atual…Absolutamente belíssima!
    Parabéns pela linda Poesia!
    Abraços!
    LISON.

  3. Muito bonito!

  4. lindíssimo.
    estou levando seu link.

    abçs

  5. Também escrevo poesias, e a sua é simplesmente linda!!!

  6. Belíssima combinação de lirismo e engajamento! Parabéns!

  7. Querido André,

    Amei sua poesia.

    Mistérios, utopias, tudo isso me fascina, e me faz pensar em Thomas More e sua Utopia, que, por sinal, é um livro que indico para todos…

    Parabéns pela inspiração.

    Ah! Desculpe a correção, mas, ao digitar a palavra burguês, você digitou “burgês”… rssss

    E aproveito para dar uma informação, pois ninguém é obrigado a saber tudo, e estamos nesta vida para aprender e apreender sempre… “Brumário” é o segundo mês do calendário republicano, na França, tendo seu início no dia 23 de outubro com término em 21 de novembro.

    Beijos em seu coração.

    Rosana Madjarof.

  8. Rosana, boa noite.

    Primeiro, quero agradecer a correção. De fato, ao digitar ‘comi um u’ na palavra ‘burguês’. Ainda bem que você viu, no que lhe sou muito grato.

    Muito obrigado por lembrar Thomas More e sua ‘Utopia’, que é um desses livros que considero eternos, o qual também adoro e indico.

    Por fim, sobre o ‘Dezoito de Brumário’, embora já soubesse, não é à data que me refiro, mas sim ao famoso livro de Karl Marx, intitulado ‘O Dezoito de Brumário de Napoleão Bonaparte’, escrito, se não me engano, em 1869, a respeito das lutas políticas na França.

    Há alguns anos li esse livro e o poema, até certo ponto, foi inspirado nele.

    Muito obrigado por seu excelente comentário.

    Grande abraço.

    André L. Soares.

  9. Querido Amigo André,

    Eu também adoro a Utopia de Thomas More, e gosto tanto, que em vários artigos que escrevi faço citações e comparações com a sua Ilha, mas é uma pena que seja somente uma utopia…

    Quanto a minha observação sobre o “Dezoito de Brumário”, foi exatamente isso… Eu não quis dizer que você escreveu a data errada, pois conheço a obra de Karl Marx, e no livro ele se refere ao dia 18 de novembro.
    Foi por esse motivo que quis colocar a explicação, pois muitos não conhecem a obra e muito menos o que significa Brumário… rssss

    Beijos no coração.

    Rosana.

  10. Quando me deparo com um poema como esse, fico mais apaixonada ainda por poesia.
    Poesia é uma fonte inesgotavel de conhecimento quando escrita por um artista talentoso e inteligente.

    Você precisa colocar tudo isso em livro, meu querido!😉

    Parabéns pela postagem, que está de um luxo só!

    Beijusssssssssssssssssss

  11. parabéns,como sempre nos supreendendo

  12. Pingback: Alguns entre tantos Bons Posts de outros Blogs da Semana#8 « JOTABE BLOG ECONOMIA

  13. Gostando muito de navegar em seus versos!
    Parabéns por seu dom divino!

    Fique bem.
    Bjus

  14. Olá.
    Gostaria de trocar links com vc.
    Os meus blogs são o RENDA WEB o MINI SITE FÁCIL, KIT RENDA EM CASA e o RENDA SOFTWARE.

    Se vc quiser posso adicionar o teu link nestes meus blogs e vc adiciona os meus links no teu blog.

    Aguardo contato.

    Grande abraço e sucesso.

    Jairan Lucena

  15. André
    Saudade!
    Sempre escrevendo com amor!
    beijo!

  16. Suéllem Nascimento

    desconsertando.blogspot.com

  17. Olá, tudo bem?

    Eu me chamo Tiago Dias e sou o dono administrador do Blog ATI&D – (Alta Tecnologia, Informação & Diversão) e eu estava navegando pela internet quando encontrei o seu blog e percebi que ele é bem estruturado, qualificado e está rumando à nível profissional. Eu o achei muito interessante e gostei do assunto abordado. Isso me levou ao interesse de criar uma parceria entre o Blog ATI&D e o seu blog para a Troca de Banners, que irá beneficiar a ambos, pois o Blog ATI&D possui PageRank 4. Desta maneira estaremos melhorando o nosso status perante os mecanismos e motores de busca que nos enviarão mais visitas aumentando assim a nossa possibilidade de aumentar o nosso PageRank.

    Caso você esteja interessado em realizar uma parceria para Troca de Banners com o Blog ATI&D, que possui uma média de 2.000 à 2.500 visitas únicas por dia, adicione o Banner do Blog ATI&D, que está localizado na minha página inicial em modo Link-Me, em um local “fixo” na página inicial do seu blog e me envie um e-mail como resposta. Em seguida irei adicionar o Banner do seu blog na página inicial do Blog ATI&D concretizando assim a nossa parceria.

    O Blog ATI&D tem PageRank 4, uma média de 2.000 à 2.500 visitas únicas por dia e está rumando a nível profissional para se tornar parte de uma empresa on-line de portal de notícias para blogs com informações voltadas ao entretenimento, cinema, games e informática. Isso irá beneficiá-lo bastante. Eu tinha fechado o departamento de Troca de Banners, mas estou abrindo-o novamente com planos de fechar parcerias somente com blogs profissionais da Blogosfera Brasileira, assim como o seu, para iniciar o projeto com a empresa on-line.

    Desde já agradeço sua análise, decisão final e aguardo o seu retorno com o endereço do seu blog onde estará localizado o Banner do Blog ATI&D e também a página onde estará o seu Banner para que eu possa adicioná-lo imediatamente na página inicial do Blog ATI&D.

    O Banner do Blog ATI&D tem de ficar em um local “fixo” na página inicial do seu blog, pois o seu Banner, caso você aceite a minha proposta de parceria, também ficará fixado em um local “fixo” na página inicial do Blog ATI&D.

    Grato.

  18. oi, eu também gosto muito deste blog…

  19. Belíssima poesia! Minha admiração!!

  20. Primeiro, parabéns pelo blog! Em segundo lugar, não consigo colocar estrofe em meus poemas. Só consigo colocar paragrafos em um texto. Pode me ensinar? Obrigado!

  21. Adorei esse post.

  22. Muito bom esse blog.

  23. Adorei o post.

  24. Adorei a poesia.

  25. Confesso que precisei ler algumas vezes até chegar a uma interpretação da poesia! Gostei disso. Poesias que precisam ser relidas costumam ter mais conteúdo (será? Acho que sim =O)!

    Atravessar mil calvários atrás da liberdade faz parte da vida de todos, afinal, por mais que sejamos formalmente livres, sempre há coisas a nos escravizar. É importante buscar, lutar, correr! O mundo não se esforçará por nós.

    Não sei se meu raciocínio seguiu o seu, mas foi o que eu acabei tirando da poesia =]
    Um grande abraço!

  26. Sim, você me espanta sempre que leio sua poesia, André. Obrigado!

  27. Adorei o site.;)

  28. Muito bom o blog. Parabéns!!!

  29. Olá,
    Anualmente a Scritta promove o Concurso Dia do Escritor. Estamos na 4ª edição.
    O Concurso Dia do Escritor da Scritta trará como tema: “Será o fim dos tempos?” Já estão abertas as inscrições para o concurso.
    Contamos com a sua colaboração para divulgar o concurso e, assim, descobrirmos juntos novos talentos literários do nosso país.
    A Scritta criou um site específico para o concurso: http://www.diadoescritor.com.br
    Sua parceria será de grande valia para o sucesso do concurso!
    Sugestões ou críticas são bem-vindas.
    Entre em contato conosco pelo e-mail: scritta@scrittaonline.com.br

    Obrigada!🙂

    Atenciosamente,
    Equipe Scritta

  30. Adorei o Post, Parabens; Vou vir mais vezes por aqui.
    Dá um passada no meu blog quando puder.
    http://otaviomsilva.blogspot.com/
    ¬¬°ºoO
    Forte Abraço

  31. Exuberante esse poema ,texto muito bem escrito.

  32. Rosario Auteri

    Thanks for taking the time to discuss this, I feel strongly about it and love learning more on this topic. If possible, as you gain expertise, would you mind updating your blog with more information? It is extremely helpful for me.

  33. Excelente, parabéns.

  34. Falou realmente com o coração. Muito bom.

  35. gostei muito do seu texto..
    super bem articulado…
    parabens

    te seguindo pq gostei to teu blog..

    se puder me visite para ler meus texto e deixe por la sua opniao..

    abraços..

  36. Adorei o site.

  37. Grupo Roosevelt

    Oi, tudo bem? gostaria de trocar link com seu site, envie o nome e a url que deseja incluir, meus dados seguem abaixo, Após adicionar nosso link entre em contato por email para: marketing@gruporoosevelt.com.br apenas notificando que adicionou nosso link. obrigado e sucesso.

    Grupo Roosevelt

  38. Obrigado pela grande poema, gostei

Deixe uma resposta

