Verso Seco

Lost in the Desert II - Alfred Gockel

[Lost in the Desert II – Alfred Gockel]

.

.

VERSO SECO
(Rita Costa & André L. Soares)
.
De manhã a cidade devorara meus sonhos,
– ai meu Deus, tanto estrondo na cabeça,
…antes que eu me anoiteça,
preciso voar!…
Os santos me abandonaram,
quase à beira da morte;
não me valeu o batismo,
tampouco viver de porre;
há muito perdi o bonde;
hoje sou mangue sem mar!…
Meu jantar são essas pedras
que roubei do pão-de-açúcar;
doze dígitos nas dúvidas,
essa sorte está maluca,
se deu ‘bico’ na sinuca…
é sinal de azar!…
.
Sendo o sonho virou drama,
quero hoje meu quinhão,
pois perdi a contramão da vontade criativa
de dar nó em pingo d’água,…
resistir!
Já faz tempo que finquei a pá e os pés,
revirando o cimento na frieza desse chão
onde agora outros passam…
na ilusão
de algum dia feliz,
que ainda está por vir!…
.
Porém se engana
quem me acha derrotado,
somente estou dando um tempo,…
(esperando outro estágio)
e se aceitei pagar pedágio
é porque posso passar!…
.
Tiro o ás da manga-rosa
e traduzo o carteado
(só não quero a ‘razão-pura’);
sei que sou um pau-de-arara
(mas jamais um pau-mandado),
meu destino eu mesmo escrevo,
ainda que eu não saiba ler!…
.
Lembro, então, que até jurei,
na soleira empoeirada,
ser bem mais que um quase-nada,
esquecido pelo mundo;
posto, assim, sei que mereço,
cobrar da Nação-Madrasta
mais que o direito de entrar
por essa porta dos fundos!…
.
Sou vencedor e vim
de tantos lados que nem sei,
e ainda que eu não aceite
os moldes dessas duras-leis,
milhões de mim estão aqui,
para possuir tuas cidades.
.
Chega de engolir choro,
pelas feiras de domingo:
vocês sempre se rindo…
e eu comendo sem ‘mistura’,
aceitando as misérias
desse ateu-destino-algoz;
tanta farinha de ‘puba’,
seco alimento de minha ira,…
– daqui pra frente,…
sou eu quem rejeita a paz.
Quanto às regras, tanto faz,…
quero é soltar a voz!
.
.
.

4 Respostas para “Verso Seco

  1. elisabetecunha2008

    Já faz tempo que finquei a pá e os pés,
    revirando o cimento na frieza desse chão
    onde agora outros passam…
    na ilusão
    de algum dia feliz,
    que ainda está por vir!…

    PERFEITO!!!!!!!!!

    BEIJOS

  2. Ola tude bem?
    Então eu sou o dono do blog Cogumelo Louco
    e vim aki pedir um favor,
    eu mudei o link do meu Dominio e queria pedir pra você mudar o link para
    Titulo: Cogumelo Louco
    link: http://www.cogumelolouco.com

    Abraços

  3. *****

    Rita e André,

    Muito bom estar aqui com vocés!
    Logo que me restabeleça da virose, estarei mais frequente nos comentários. Voltarei!
    Abraços e bom início de semana!
    Helô

    *****

  4. Sou vencedor e vim
    de tantos lados que nem sei,
    e ainda que eu não aceite
    os moldes dessas duras-leis,
    milhões de mim estão aqui,
    para possuir tuas cidades.

    achei essa estrofo muito lindo,gostei,parabens.

    http://www.mundosubliminar.xpg.com.br

Deixe uma resposta

