Contra o Plágio na Blogosfera

.
CONTRA O PLÁGIO NA BLOGOSFERA
(André L. Soares – 28.02.2008 – Guarapari/ES)
.
O plágio, em todas as suas vertentes mais sutis, deve ser combatido. Caso contrário, comprometerá seriamente não apenas o futuro da blogosfera brasileira, mas da própria arte literária do país, tanto em âmbito amador, quanto em nível profissional.
.
Na web é muito comum que se encontrem textos sem referência à autoria. Algumas pessoas, talvez em um ato de preguiçosa boa-fé, ainda colocam um ‘AD’ ou ‘Autor Desconhecido’, logo abaixo do título. Porém, isso não deve ser aceito. Se um texto existe é porque alguém o escreveu. Por isso mesmo, se o ‘blogueiro’ não sabe o nome do autor, então melhor que não faça uso do texto.
..
De acordo com a Lei 9.610/98, postar um texto sem explicitar o autor é uma agressão aos direitos autorais, pois ajuda a desvincular o nome do criador ao da criatura. Assim, quem posta um texto em qualquer ambiente ‘on-line’ deve fazê-lo com responsabilidade, lembrando-se que estará, acima de tudo, fazendo um ‘eco’ parcial da cultura literária.
.
Veja-se que não estou me referindo, aqui, às atitudes de má-fé, mas tão-somente aos erros que, mesmo não sendo intencionais, podem comprometer a literatura.
.
Em 2006, ao conferir meus e-mails, encontrei uma mensagem de uma mulher chamada Thereza Pfiffer. Como não sou muito de assistir televisão aberta, não sabia de quem ela era. Tratava-se de uma atriz da Rede Globo, que também é conhecida diretora de teatro em São Paulo, que está à frente do grupo ‘Sensus’.
.
Ela havia lido, ao acaso, alguns textos meus e queria saber se eu autorizaria o uso de dois poemas (um meu e outro que fiz em parceria) em sua peça ‘Ritual dos Sete’. Embora fosse um evento com fins lucrativos, concordei de modo imediato, pois me era favorável qualquer mínima inserção no cenário cultural paulista.
.
Como recomenda a norma jurídica, atestei legalmente minha concordância, enviando, à citada diretora, documento especificando os textos, a autoria, a co-autoria, bem como os limites de uso, para que ela pudesse juntar aos demais registros do evento.
.
‘Ritual dos Sete’ ficou em cartaz por um mês na Casa das Rosas e alcançou considerável sucesso, fato que se repetiu no ano seguinte. Por ‘tabela’, em todas as críticas e publicações a respeito do evento lá estavam meu nome e da co-autora do segundo poema, figurando ao lado de nomes como Clarice Lispector e Augusto dos Anjos, entre outros, o que não deixa de ser um estímulo a mais para quem escreve em nível amador.
.
Isso somente foi possível porque, em suas pesquisas, ao encontrar nossos poemas, Thereza Pfiffer teve acesso ao real nome dos autores. A partir daí bastou que fizesse uma pesquisa simples, via mecanismo de busca do Google, para chegar ao meu blog, encontrar meu e-mail e entrar em contato para, seguindo a lei, solicitar a autorização.
.
Logo, não é difícil entender a importância de se colocar a real informação referente à autoria de um texto que se deseje citar ou postar. Além de ser uma postura que vai ao encontro do que manda a legislação pertinente aos direitos autorais, trata-se, acima de tudo, de uma questão de ética e de responsabilidade para com a literatura.
.
.
.
.
.
.
.
Também escrevi contra o plágio em:
Pó(ética) HeréticaSons de Sonetos Raiz de CemGritos Verticais Natureza Poética.
.

8 Respostas para “Contra o Plágio na Blogosfera

  1. elisabetecunha

    Queridos

    Concordo plenamente com vcs!

    beijos!

  2. Obrigado pela visita e palavras ao Recanto das Palavras.

    Também escrevi um artigo sobre o plágio na Internet, que está no post “Aos que gostam de plagiar.

    Grande abraço.

  3. O Pândego Endiabrado

    Nunca colei um texto literal, mudo até mesmo o título da noticias que público. E, sempre cito tosas as minhas fontes. Ética acima de tudo.

  4. muito legal esse seu asunto isso e otimo…

    http://www.mundosubliminar.xpg.com.br

  5. muito legal eese tema em que vc aborda parabens!

    http://www.mundosubliminar.xpg.com.br

  6. хостинг

    ler todo o blog, muito bom

  7. Concordo plenamente com você.
    Sempre coloco os créditos das pessoas no meu blog e fico revoltadissima quando fazem plágio.

    POsso copiar o seu banner?

    Abraços,
    Simone

  8. Concordo tb. Essa praga de plagiadores que não sabem fazer nada, a não ser copiar o esforço dos outros deveria receber uma punição maior dos motores de busca. Um dia chegaremos lá.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s